É difícil morar em um país diferente do seu?
- Gabriel Duarte Pereira
- 29 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de jan.
Viver em um país estrangeiro, ao mesmo tempo que pode ser uma experiência única e enriquecedora, pode trazer consigo inúmeros conflitos e dificuldades emocionais. Para os brasileiros que moram em lugares de fora do Brasil, é comum existir uma certa saudade dos amigos, familiares e da própria calorosidade do povo brasileiro como um todo, além de que nem sempre é fácil se adaptar a uma nova cultura diferente da que está acostumado.

O isolamento social e a solidão são comuns em muitas pessoas que precisam se adaptar a um local diferente da sua origem, e é extremamente comum vivenciar sentimentos como abandono, tristeza e até ansiedade em decorrência de tudo isso, esses sentimentos e pensamentos são naturais e compreensíveis de aparecerem.
Isso acaba sendo mais difícil para aqueles que não tem facilidade em criar laços de apoio e amizade no local em que estão, o que gera a falta de sensação de pertencimento ao local em que se encontra.
Além de tudo isso, a mudança repentina de rotina e do ambiente pode desencadear sentimentos de perda de identidade e não reconhecimento das próprias emoções, pois nem sempre é fácil o equilíbrio entre o que foi vivenciado pela pessoa até aquele momento, e o novo local que se apresenta.

Como psicólogo clínico, estou aqui para auxiliar os que estão passando por essas dificuldades emocionais no exterior. Através da terapia é possível explorar esses e outros sentimentos, compreender e analisar suas causas, para então encontrar estratégias para lidar com eles da melhor maneira possível. Fique à vontade para entrar em contato comigo através do link abaixo.